Sofia Ferreira

Psicomotricista Terapia pela dança. Coordenação Projecto Soma

Licenciada em Reabilitação Psicomotora (pré-bolonha) pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa) desde Julho de 2009, e pós-graduada em Educação Especial, do domínio cognitivo-motor pela Escola Superior de educação e Ciências Sociais de Leiria desde Outubro de 2011. Profissional na área desde Outubro de 2009 na APPACDM da Marinha Grande, colaborando no Centro de Atividade Ocupacionais (CAO) e no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).

Desde Junho de 2013 colabora, também, com o Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da ASSV de São Jorge e é membro do programa de formação parental AtivaMente Pais. A partir de Maio de 2019 foi técnica interna da ASSVSJ no Gabinete de Apoio à Família e Comunidade, desenvolvendo projetos na área social.
Coautora de projetos de desenvolvimentos de competências sociais e funcionais com jovens e adultos com autismo de alto funcionamento, síndrome de Asperger e défice cognitivo ligeiro. Desenvolve e aplica a intervenção psicomotora em diferentes contextos: em Meio Aquático, ginásio e sala terapêutica, sala Snoezelen e no contexto da criança, adulto ou idoso.

Autora do livro infantil “Era uma vez uma mochila cheia de insónias” (2019), que pretende promover a consciencialização, perceção e descontração do corpo através da vivência corporal de histórias infantis.
Desde Fevereiro de 2020 é membro da equipa do projeto SOMA da ADDDL e desde Março técnica externa no Grupo H Saúde.
Praticou HipHop durante alguns anos, tendo realizado o curso de Instrutora de HipHop e lecionado a criança e jovens durante alguns anos.