Joana Santos

Ballet Clássico, Contemporâneo Adulto

Joana Inês Santos (1992)   –   Ballet Classico Natural da Marinha Grande, é licenciada em Dança – Criação e Interpretação, pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2010/2013). Foi-lhe atribuída uma bolsa no âmbito do programa Socrates-Erasmus, frequentando o Institut Del Teatre, em Barcelona. Finaliza em 2017 o Mestrado em Ensino de Dança na Escola Superior de Dança de Lisboa, realizando o seu estágio na área de Técnica de Dança Clássica na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR).

Criou em 2013 o seu projecto pessoal “Melodium” (www.melodiumproject.com) que junta música original do compositor André Barros, com violoncelo ao vivo, ballet clássico e dança contemporânea.  É certificada no método ”Progressing Ballet Technique” (PBT); realizou o curso intensivo de Dança Integrativa e Inclusiva, projecto-piloto em Portugal, pela Associação de Dança de Leiria, ministrado pelas terapeutas vindas de Barcelona, Carolina Alejos e Maria João Sobrinho, entre outras formações intensivas que frequenta anualmente na área da dança clássica, dança contemporânea e preparação física.

Neste momento é a responsável artística do projecto Soma (projeto que leva a dança a pessoas com deficiência), coreografando e dirigindo as aulas de dança inclusiva na Associação de Dança de Leiria (ADDDL). Desde 2014 é professora de técnica de dança clássica, dança contemporânea para adultos e dança inclusiva na ADDDL. Atualmente é também professora de Técnica de Dança Clássica no ensino vocacional e livre no Sport Operário Marinhense e professora de Técnica de Dança Clássica no ensino articulado de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. (EVDCR)