Dança Como Forma de Exercício

A dança pode ser uma forma de exercício muito agradável. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que também tem um grande número de benefícios para a saúde. A dança é um grande exercício físico e mental completo. Pode fazer com que o seu corpo e alma se sintam bem de uma forma que nenhum outro exercício pode. Os benefícios de dançar são como nenhum outro. Pode ajudá-lo a perder e peso, fortalecer e tonificar o corpo, aumentar a resistência e a flexibilidade, melhorar o equilíbrio e a postura, e produzir confiança entre outras coisas. Embora a dança possa atrair principalmente as mulheres, nos últimos anos as formas de dança mais populares têm incluído tanto os homens como as mulheres. Quer seja dançar a valsa, cha cha, ou rhumba – a dança pode ser uma grande forma de exercício para qualquer pessoa.

A dança pode ser usada no lugar de exercícios regulares de baixo impacto – tais como ciclismo, caminhada, ou aeróbica. Dependendo da forma da dança, pode realmente queimar uma grande quantidade de calorias a fazê-lo. Quem diria que se podia divertir e perder peso ao mesmo tempo?!? A investigação mostra que um adulto de 70 quilogramas pode realmente queimar aproximadamente 150 calorias fazendo 30 minutos de danças sociais. A melhor parte é que nem sequer se pensa em perder o peso enquanto o faz.

Os investigadores acreditam que a dança pode manter a mente e o corpo saudáveis à medida que se envelhece. Qualquer tipo de dança aumenta o número de produtos químicos produzidos no cérebro para ajudar no crescimento das células nervosas. Mais importante ainda, as danças que requerem a aprendizagem de certos passos podem de facto aumentar o seu poder cerebral e ajudar a melhorar as suas capacidades de memória. A dança tem mesmo sido conhecida por ajudar a reduzir o risco da doença de Alzheimer.

Qualquer tipo de dança tem-no usado todas as diferentes partes do seu corpo. Isto também significa que todos os diferentes músculos do seu corpo estão a ser utilizados. Isto ajuda a fortalecer e tonificar os seus músculos sem magoar as articulações. Também ajuda a fortalecer os ossos, e tonificar todo o seu corpo. As danças específicas também têm certos benefícios para o seu corpo. Por exemplo, a dança do ventre ajuda a prevenir problemas lombares; a dança de salão ajuda a manter o coração em forma; e a dança da salsa ajuda a baixar a pressão arterial e o colesterol. Todas as formas de dança, no entanto, são conhecidas por diminuir o risco de doença cardíaca, ajudar na perda de peso, e fortalecer os ossos e músculos das pernas e ancas.

Em geral, a dança tornou-se uma forma de exercício bem conhecida. Recentemente, alcançou tanto os homens como as mulheres com as suas novas formas de dança de salão. A dança de salão tornou-se uma parte da indústria do entretenimento que lhe tem dado o seu crescente apelo. No entanto, há muitas formas diferentes de dança para experimentar, todas elas mantêm-no em boa saúde e são muito divertidas.